VoIP

Muitas empresas hoje estão começando a perceber o quão vantajosa é a telefonia IP  quando se trata de facilitar as comunicações. Ao usar sistemas baseados na Internet, empresas podem criar uma única infraestrutura que ofereça suporte às suas necessidades de comunicação de voz e dados.

Os sistemas de telefonia IP usam a tecnologia de protocolo de voz sobre internet (VoIP) para fazer e conduzir chamadas telefônicas. Por meio da tecnologia IP, as empresas podem fazer com que suas redes de telefonia e computador trabalhem juntas para superar os limites definidos anteriormente pelos sistemas telefônicos tradicionais. Em outras palavras, as organizações hoje têm a opção de não estarem vinculadas às limitações das redes telefônicas.

Segundo o site Business.com, estes são alguns dos benefícios que uma empresa pode obter ao optar por um sistema de telefonia IP:

  • VoIP oferece excelente qualidade de chamadas. A pessoa para quem você está ligando não sabe se está usando VoIP ou POTS, pois há pouca diferença na qualidade. Esta tecnologia evoluiu ao o ponto em que as interrupções ou interferência nos serviços não são mais frequentes do que as conexões POTS, e a qualidade das chamadas é consideravelmente melhor do que a típica recepção de telefones celulares.- Custo reduzido. Tanto as chamadas domésticas quanto as internacionais são muito menos dispendiosas e, em certos casos, gratuitas. Um número de telefone VoIP, também chamado de número virtual, não está diretamente associado à rede física de um telefone fixo, mas “parece” ser assim. Assim, pessoas de outro país poderiam fazer chamadas na tarifa local (em vez da taxa internacional mais alta) porque seu número de telefone virtual “parece” estar dentro de sua central local, mesmo que não seja.
  • Conveniência e versatilidade. Os números de telefone virtuais podem ser atribuídos para tocar em vários dispositivos: um telefone fixo, um telefone celular ou um telefone comercial ou residencial. Você também pode atribuir vários números de telefone para tocar em um único aparelho. Existe também a possibilidade de usar o computador para o serviço de voz. Tudo o que você precisa fazer é baixar o software e, em alguns minutos, começar a fazer chamadas.
  • Integração das comunicações de dados e voz. Em vez de tentar fazer com que dois tipos de sistemas de comunicação funcionem juntos, os dois já estão agrupados. De acordo com a revista Forbes, desde 2008, mais de 80% de todos os sistemas PBX (private branch exchange) vendidos são VoIP. Embora o ponto principal do VoIP possa ser fazer chamadas telefônicas baratas, ele vem com funcionalidades adicionais, incluindo áudio, vídeo e conferência via Web de alta fidelidade; bem como transferências de arquivos, apresentações compartilhadas e controle de área de trabalho do computador – tudo com capacidades de rastreamento, análise e geração de relatórios de dados. – VoIP é um sistema multifuncional. Os telefones VoIP habilitados para SIP (Session Initiated Protocol) podem lidar com qualquer tipo de comunicação, seja voz ou dados: telefonemas regulares, faxes, correio de voz, e-mail, webconferências, etc. Você pode, por exemplo, ouvir seu e-mail ou gravar uma mensagem de voz que você poderia enviar para uma máquina de fax. Os aparelhos também são escalonáveis ​​- você pode adicionar e subtrair recursos sem precisar trocar o hardware. Com recursos plug-and-play a empresa não precisa de uma equipe de suporte para reconfigurar a rede toda vez que novas extensões forem adicionadas.
  • O VoIP é eficiente e seguro. Permitir que as comunicações de voz e dados sejam executadas em uma única rede reduz bastante os custos de infraestrutura corporativa. Quanto maior a empresa, maior a economia. Para as empresas preocupadas com a segurança, o VoIP já tem a capacidade de usar protocolos de criptografia padronizados, o que é muito mais difícil de fornecer em uma conexão telefônica regular. – O hardware de VoIP é barato e versátil. Além disso, os aparelhos VoIP são menos caros que os telefones tradicionais e são mais fáceis de reconfigurar. Tais aparelhos são capazes de mudar de uma conexão celular para uma Wi-Fi, mesmo durante uma conversa, eliminando a necessidade de fornecer aos funcionários tanto um telefone celular quanto um telefone de escritório “normal”. Isso não apenas reduz as despesas gerais, mas também reduz a manutenção pela metade, pois há menos dispositivos para rastrear, controlar e suportar.