Recebemos um grande volume de pedidos de socorro de empresas infectadas nestes últimos dias, durante esta quarentena, após começarem a trabalhar remoto.

Todos nós fomos pegos de surpresa, o recomendado durante a pandemia é permanecer em casa e enfrentaremos esta situação todos juntos. 

Observando o movimento de milhares de empresas indo para casa, hackers e grupos criminosos começaram a espalhar uma onda de ransomwares e ataques de phishing, visto que existem agora milhares de novos usuários vulneráveis em suas casas trabalhando.

Como evitar ransomwares, virus, eventuais problemas de segurança neste momento delicado, com todo minha empresa trabalhando de casa?

Uma afirmação frequente por parte de muitas empresas: “Nós utilizamos VPN e mesmo assim tivemos problemas de ransomwares e um grande  prejuízo em nossa operação”. Talvez seja a frase que mais escutamos nas últimas semanas, não está errada, porém não é a solução completa para todo o problema.

Pensando nisso, resolvemos escrever da forma mais clara possível sobre este assunto.

1 – Como funciona uma VPN?

 Resposta: A VPN nada mais é do que uma Rede Virtual Privada, por onde um ponto A (usuário) se conecta ao ponto B (empresa) e envia suas informações através de um túnel encriptado. Não existe nada de errado com utilização de VPN, mas ela definitivamente não é a solução para todos os seus problemas.

Criar um ambiente seguro fora da sua empresa requer um pouco mais de complexidade. A VPN é um “quebra-galho” para eventos esporádicos  como viagens, reuniões externas, mas não abrange pontos importantes que vamos discutir a seguir.

2 – VPN é a solução ideal e mais segura para conectar toda a minha equipe fora do escritório?

Resposta: Não. Por vários motivos, vamos citar apenas 2 deles e o primeiro dele é muito simples.

Basicamente ao sair distribuindo conexões VPN, você deixa o computador de todos colaboradores da sua empresa com uma porta direta para o ambiente da sua empresa. O que significa que, se ele clicar em um link ou baixar um arquivo não recomendado e pegar um vírus, toda a sua empresa será comprometida. 

Segundo motivo: a rede dos seus usuários não é segura, no escritório você protege seu ambiente, numa residência arrisco dizer que 90% dos casos não possui proteção adequada, ou seja, são alvos fáceis conectados a IP’s públicos e na outra ponta, conectados diretamente ao ambiente da sua empresa.

3 – Então qual a solução para manter a minha empresa segura durante o trabalho remoto?

Resposta: Virtual Machine Desktop – VDI, um ambiente com máquinas virtuais totalmente gerenciáveis pela sua equipe de TI e que não deixam o seu usuário salvar arquivos na máquina, rodar aplicações não homologadas pela empresa, controlam o horário que ele está logado e até mesmo desconectam usuários que estão ausentes em suas máquinas após um tempo pré-definido.

4 – Como o VDI funciona? 

Resposta: São espelhos de todas as máquinas dos usuários, com funcionalidades de Snapshots (backups constantes dos dados), acessados por qualquer computador, com Windows ou o sistema operacional utilizado pela empresa. Só que com um fator muito importante: todas as informações e inclusive os servidores não estarão dentro da sua empresa. Estarão dentro do maior DataCenter da América Latina, replicado dentro de 3 Data Centers da Equinix no BRASIL em total segurança através de uma conexão segura.

5 – Ná prática, como evitar perder dados e arquivos importantes?

Respostas: A solução para isso é muito simples: backup! Com soluções como VDI ou um File Server na nuvem, você tem um Snapshot Diário de todos os seus arquivos, armazenados em 3 Data Centers seguros, em diferentes geolocalizações. O versionamento é uma feature muito utilizada e presente em ambas ferramentas, no caso de ransomwares, permite restaurar os arquivos do ponto inicial ou a partir da versão anterior, no caso de alterações causadas pelo ransoware.

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