Otimize o seu site e aplicações com CDN, aumente a agilidade e controle sobre o conteúdo estático e dinâmico. Veja a seguir o que é e quais são os benefícios de usá-lo.

O que é CDN?

As redes de entrega de conteúdos (CDN) funcionam com uma espinha dorsal no tráfego de dados. Não importa o que você faça na Internet, ler artigos em sites de notícias, fazer compras on-line, ver vídeos do YouTube ou deslizar nas redes sociais é provável que já tenha utilizado CDNs. Por trás de cada personagem de texto, cada pixel de imagem e cada frame de filme que é entregue no seu PC e navegador móvel.

Para compreender sua importância, é preciso primeiro reconhecer o problema que ele pode resolver. Conhecido como latência, o atraso irritante que ocorre desde o momento que carrega uma página web até ao momento que o conteúdo aparece na tela pode ser otimizado com uso dele.

Benefícios de usar CDN

O maior benefício para os usuários é a alta velocidade no carregamento do conteúdo e uma experiência positiva nas páginas acessadas. Isso acontece, porque se todos os dados estiverem localizados em servidores descentralizados, a velocidade de carregamento ilimitada acelera o recebimento das informações.

Quanto maior for a distância entre dois objetos em comunicação (neste caso, o dispositivo e o servidor), mais tempo leva para que os dados cheguem à tela. Para simplificar, o objetivo de um CDN é proporcionar uma utilização mais eficiente dos recursos da rede.

Quem precisa dos serviços de CDN

A realidade é que se qualquer parte do seu negócio está on-line, há poucas razões para não utilizar um CDN. Para melhorar o desempenho, também tornam menores os custos de tráfego para os fornecedores de conteúdos e eficazes contra-ataques DDoS, uma vez que fornecem infra-estrutura de servidores distribuídos de grande porte para absorver o volume do ataque — veja uma explicação mais aprofundada deste assunto nos tópicos seguintes.

Os fornecedores de conteúdos, tais como empresas de meios de comunicação e sites de comércio eletrônico contratam serviços especializados para entregar os seus conteúdos ao seu público. Enquanto, a operadora dos serviços paga aos ISPs, transportadores e operadores de rede pelo alojamento de servidores nos seus centros de dados.

Comece a usar um CDN

Para que um CDN funcione, a porta de entrada de todo o tráfego deve ser padronizado, modificando as configurações de DNS do seu domínio raiz (por exemplo, domain.com) e as dos seus subdomínios (por exemplo, www.domain.com, img.domain.com).

No domínio raiz, deve alterar o seu registo A e apontar para o servidor IP contratado. Em cada subdomínio, modifique o seu registo CNAME levando ao endereço fornecido (por exemplo, ns1.cdn.com). Em ambos os casos, isto resulta no encaminhamento do DNS de todos os visitantes para o seu CDN, ao invés de ser direcionado para o seu servidor original.

Se alguma destas coisas parecer confusa, não se preocupe. Os fornecedores desse serviço oferecem instruções passo-a-passo na fase de ativação.

Segurança Web

A cibersegurança tem tudo a ver com o gerenciamento do tráfego de acesso do seu site ou aplicação web. O CDN implanta uma borda na sua rede, atuando como uma cerca virtual de alta segurança. E bloqueia inundações DDoS na sua infraestrutura central de rede. Além disso, a topologia de proxy reversa também fornece um CDN com maior visibilidade do fluxo de tráfego. Isto permite-lhe medir com precisão a quantidade de pedidos pendentes em cada um dos servidores back end, permitindo assim uma distribuição mais eficaz da carga.

Para ter sucesso, você precisará de um parceiro CDN – mas como selecioná-lo, dado que os requisitos técnicos e comerciais estão em constante mudança?

Escolha o melhor serviço de CDN

Escolher um CDN que se mantenha à frente dos contínuos avanços das tecnologias web e móveis, bem como do panorama de ameaças cibernéticas em evolução, nem sempre é uma tarefa fácil.

Quer otimizar o seu negócio com CDN? Fale com a Alhambra IT e melhore o desempenho, segurança, redução no uso de infraestrutura e as melhores experiências on-line possíveis, minimizando a complexidade operacional e os custos gerais.

 

vamos conversar?

Quer saber mais sobre o assunto? Converse com os nossos especialistas!